6.11.08

OBAMA: UM GRANDE IDEAL



Há algum tempo atrás eu falei de quão impressionante foi toda a campanha do Obama e que ele conseguiu construir aquilo que apenas os estadistas mais sofisticados foram capazes de desenvolver: uma marca poderosa e envolvente para as massas.

Mas depois do histórico 4 de Novembro, do maior número de eleitores da história dos EUA, de uma diferença de 10% entre os candidatos em um país ideologicamente dividido - vide as duas últimas "eleições" -, acho que é importante dizer que ele construiu mais que uma marca e representa muito mais que a vitória da internet como plataforma de comunicação ou a reinvenção do marketing.

Meu objetivo aqui não é descrever todas ações incríveis, como fez muito bem o Brain#9 e o Advertido, mas sim pensar um pouco além. Obama levantou aquilo que a sociedade hiper-moderna diluiu há muito tempo: um ideal. O Felipe Santini discorreu sobre isso com maestria.

O mundo inteiro foi envolvido pelo mantra "Yes We Can", fazendo renascer a luta pela Mudança. E a humanidade não via isso há muito tempo. O Humanitarismo, a Causa Verde e outras questões de extrema importância não mobilizaram as pessoas como Obama. E talvez a razão disso seja a ausência de um líder tão poderoso como ele.

Vale assistir seu discurso de vitória para ver o marco que Barack Obama representa em nossa sociedade:

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso aí man. Mobilizou mais que qualquer causa existente. E olhe que estamos falando de um dos países mais odiados do mundo, e que teve muita gente torcendo e realmente se mobilizando por eles. Foda!

mabrugnolo disse...

Olha, eu discordo do ponto em que vcs dizem que o "ideal" morreu e que o "Yes we can" e' uma sacada. Pra mim a campanha do Obama usou um artificio muuuuuito conhecido e efetivo para sociedade america (e que sim, talvez nenhum candidato tenha tido esse insight)- o principio da auto-ajuda. 'Yes we can' segue o principio do "The Secret", que sim (!), ainda e' uma febre aqui nos USA. Caralho, vc ta triste, chorando, ai vem um FDP de um americano do seu lado e diz... "vc pode sair dessa! E' so vc querer... focar, buscar. Lembra do Segredo?". Enfim, esse post me fez pensar... O American Idol tb segue essa premissa, 'vc, Ze Ninguem' pode ser um Idolo do mundo de um dia para o outro! Tudo nos EUA funciona assim... Os marketeiros do Obama so' se ligaram nisso.