30.5.08

QUÍMICA COOL

Nos últimos anos, o número de jovens interessados em carreiras científicas caiu muito na Europa. Para reverter esse problema, a União européia criou o programa Marie Curie para dar suporte a novos estudantes da ciência através de bolsas e outros incentivos.

Mas chamar a atenção dos jovens não é algo tão fácil assim, especialmente nesse caso. Aí entra a milagrosa propaganda para fazer isso e fazer a ciência parecer muito mais cool. Achei o filme divertidíssimo e a linguagem meio videoclíptica muito bacana. As aulas de química seriam MUITO mais interessantes com explicaçãoes como essa. =)

29.5.08

INOVAÇÃO ALÉM DA CONTA

Por que algumas coisas estão ficando tão complicadas? Será que esse mundo de valor agregado, benefícios ultra inovadores e "diferenciação" não cansa?! Meu ponto é: algumas coisas estão ficando elaboradas demais!

Exemplo 1: Digital Pot.


O designer Junyi Heo desenvolveu um vaso de plantas inteligente, com uma tela de LCD que mostra as condições do solo, temperatura, nível da água e outras coisas para apontar as necessidades da planta. O software gera expressões faciais que indicam os sentimentos da planta, como frio, calor, sede e etc. O Digital Pot é ligado ao computador por uma entrada USB que transmite todas as informações para um banco de dados.


Muito bacana e super inovador, mas não poderia ser só um vaso de plantas?! Claro que esse sistema pode ajudar muito em plantações ou até jardins, mas criação digital de um vaso de planta é um pouco demais para mim.

Exemplo 2: Cappuccino 3 Corações Decaf + Fibras


O portifolio de cappuccinos da marca 3 corações é extenso: Clássico, Chocolate, Diet, Light, Sachets (Chocolate, Baunilha e Canela). O último lançamento dessa família de produtos foi o Decaf+Fibras. Isso mesmo, além de descafeinado tem fibras, o que é muito bacana, pois essa consumidora se preocupa com saúde, funcionalidade e blá blá blá. Não é a toa que a marca é líder no segmento.

Ok. Muito alinhado às vontades da consumidora e às tendências, mas poxa, cappuccino com fibras? Não poderia ser só um cappuccino e tudo certo?


Para mim, esses são exemplos de que talvez algumas coisas estejam ficando muito complicadas. Talvez algumas empresas devam focar no business central, no que elas sabem fazer, ao invez de tentar seguir/criar a próxima tendência. Nem todo mundo é a Virgin!

O Livro Get Back in the Box: How Being Great at What You Do Is Great for Business, de Douglas Rushkoff fala exatamente disso, de manter-se no foco. É possível inovar aí. Acho o ponto interessante porque muitas acabam se perdendo.


O simples pode acabar sendo muito mais interessnate (e até lucrativo). Exemplo disso é a Innocent, que faz bebidas e ponto. Ou a Method, que é contra a sujeira e é isso aí. Enfim, food for thought.

[Via PSFK e Conversas com Debora Nitta]

FIREFOX: DOWLOAD DAY

Todo mundo sabe que o Firefox é cool, inclusive eles mesmos. Por isso tantas ações de guerrilha que ajudam a cosntruir essa imagem tão, digamos, arrojada.


Mas a nova ação dos caras é realmente o máximo. Eles querem quebrar o récorde do maior número de downloads de um software em 24 horas, o Download Day.


O dia ainda não foi decidido, mas no site dá para se prontificar a baixar o software na data escolhida. Existe ainda um mapa mundi que indica quantas pessoas já se voluntariaram no mundo. Estamos muito bem com 7500 pessoas (hoje de manhã eram 2500).


Essa ação mostra que Firefox não é só uma marca, mas uma comunidade de pessoas unidas pela mesma causa, "the browser that has it all". Um récorde mundial feito por usuários é a maior prova disso. Talvez seja por isso que o Firefox seja o browser até dos ETs.

[Via Peter Lau]

__|UPDATE: Conforme esperado, os internautas estão respondendo a altura: mais de 1 milhão de pledges em poucos dias:


GAMES NO CINEMA

Geralmente, propaganda no cinema é muito chato. Você não vê a hora do filme começar, mas tem que esperar todos aqueles comercais iguais aos da TV. Acho que o problema é esse. O nível de atenção do espectador é muito maior na frente da telona. Por isso, ao invez de enfiar um comercial goela abaixo, por que não interagir com o público?

É isso que a Volvo está fazendo no Reino Unido em uma ação desenvolvida pela EDGY, convidando os espectadores a dirigirem um carro com os braços. Resultados muito interessantes: 84% participaram do game, 74% preferem um game a um filme, 21% têm uma imagem melhor da Volvo, 37% maior probabilidade de comprar um Volvo.



[Via Update or Die]

EPASSPORT: O PASSAPORTE DO FUTURO

A Samsung SDI e a alemã Bundesdruckerei estão desenvolvendo o que há de mais invoador em segurança internacional. O ePassport é um passaporte com uma mini tela (um OLED display) capaz de exibir informações em texto ou até em vídeo sobre o dono do passaporte. O dispositivo não irá precisar de bateria, já que só será ativado por um leitor. Mais impressionante do que a TV mais fina do mundo da Sony...


Dizem por aí que se é eletrônico, será haqueado de qualquer forma. No entanto, as desenvolvedoras garantem que o ePassport é totalmente a prova de manipulações. Ele é inclusive resistente ao calor, para que possa ser laminado, evitando o acesso. O importante é que com isso, os simpáticos guardas da imigração não poderão mais dizer que a foto não se parece com você.


[Via Gizmodo]

27.5.08

IPODS COM ENERGIA SOLAR?

Está rolando por aí que a Apple patentiou a colocação de painéis de captação de energia solar em dispositivos portáteis. Os mini painéis seriam colocados embaixo da tela de LCD.


Uma palavra: Incrível! Steve Jobs consegue ir muito além da lua. Ele vai até o sol!
Os proprietários de iPhone serão os mais felizes, pois a bateria acaba muito rápido.

26.5.08

THE SIMS 2 IKEA

Depois da parceria com a H&M no ano passado, o simulador de vidas The Sims 2 vai ganhar mais um pacote de expansão em parceria com uma grande rede, dessa vez, com a Ikea (a Meca do Fast Furniture).


O The Sims 2 Ikea Home Stuff chega às lojas em junho com móveis idênicos aos da nova coleção da Ikea. Ou seja, você pode ter os mesmos móveis que o seu Sim. Iniciativa arrojada e muito interessante para as duas marcas.


Se depender da EA Games, isso é só o começo. Para a parceria com a H&M, foi criado o Fashion Runway, onde os jogadores poderiam mostrar suas próprias criações para o vestuário do mundo Sim e competir pelo título de TopDesign. A vencedora do concurso terá seu look lançado na H&M do mundo real na próxima coleção. Isso sim é "In Game Advertising"!

MCDONALD'S PARA GAMERS?

Por aqui o McDonald's é lugar de comer Big Mac e nada mais. Mas em Hong Kong é um ponto de encontro para batalhas de monstros e guerreiros. Acontece que os apaixonados pelo game Monster Hunter Portable 2G, a última sensação entre os gamers aziáticos, elegeram as lojas 24h do McDonald's como a Gamestation do momento.


A combinação Wi-Fi grátis (20 minutos) + comida barata + 24 horas aberto é perfeita para que os donos de PSPs e Nintendo DSs possam virar madrugadas jogando e interagindo. Tanto que a revista Gamestation de Honk Kong publicou uma lista com todas as lojas 24h para que os gamers possam se reunir.


Taí uma idéia interessante para o seu Ronald: vender espaço/experiência/interação.

CLOSE UP EM "WIKIMOVIE"

Você se lembra do atual comercial de Close Up, Boca e Orelha?



O filme é interessante, bacaninha, uma graça. Mas para mim passa a sensação de que falta alguma coisa. Talvez não só para mim... Na semana passada, a marca lançou uma ação na internet chamando o consumidor para criar um novo roteiro com os personagens Boca e Orelha, os pais do Arrepio.

O roteiro desenvolvido vai virar um filme e será lançado no final de Julho.
E não é que está ficando muito bacana? A Close Up resolveu chamar isso de "O primeiro wikimovie animado do mundo".

Mas será que esse título não pertence ao Snakes On a Plane? Não, talvez Snakes seja trash demais para ter um título tão importante...

De qualquer forma, a ação da Close Up é interessante. E por que isso é bacana para o consumidor?
Além da participação/interação/piração, os 10 usuários mais ativos ganharão kits de produtos Close Up e um deles leva uma Handycam Sony. Achei interessante. Parabéns pro pessoal da CUBOCC, que está desenvolvendo a ação...

21.5.08

AS MULHERES E O CHOCOLATE

A relação das mulheres com o chocolate sempre foi muito íntima, uma paixão maior do que a de Romeu por Julieta. Segundo elas, chocolate resolve qualquer frustração / TPM / Fim de relacionamento e outros problemas.


A nova campanha do chocolate Dove (não, não tem nada a ver com sabonete...) resolveu mostrar isso contando histórias de duas obcecadas por chocolate. Os filmes criados pela CumminsNitro Melbourne contam histórias muito divertidas:

Em Ocean

Pam Nesia

A mensagem é instigante: será que elas comem chocolate para esquecer seus problemas ou por puro vício mesmo? O fato é que elas são incondicionalmente apaixonadas por chocolate. Algumas até acham melhor que sexo. Talvez seja por isso que as inglesas se sentem tão ofendidas com a assinatura de Yorkie: "It's not for girls!"



20.5.08

BRAND TAGS

Como saber o que as pessoas pensam sobre as marcas? Milhões de dólares, neurônios e horas são gastos para descobrir isso. Mas Noah Brier, cérebro da Naked, desenvolveu uma forma muito simples de saber isso: o Brand Tags.



A mecânica é simples: o site apresenta um logo e você responde o que acha da marca com apenas uma palavra. Daí o site reúne todas as respostas, destacando as mais utilizadas. Dá para passar 3 dias navegando por marcas e descobrindo a identidade nua e crua de cada uma.

Algumas delas são muito boas, como Google (GOD), Banana Republic (KHAKY - a cor mesmo), Budweiser (PISS) e Hilton (PARIS / SLUT).

ÁGUA SABOR CARNE

As “águas saborizadas” são A inovação das bebidas por aqui, mas lá fora já movimentam muito o mercado e com sabores bem arrojados e “exóticos”

A Meat Water (isso mesmo, “água de carne”) tem um extenso portifolio de águas enriquecidas com proteína nos mais diversos sabores,de Cheese Burger a Escargots.


No site dinnerinabottle.com não existem muitas informações sobre o produtos,
apenas os sabores e o manifesto da marca que descreve a MeatWater como uma fonte de proteínas cuidadosamente selecionadas para otimizar o treino e o ganho de massa muscular.



No site também dá para participar de um concurso de sugestão de novos sabores. Tudo muito estranho. É mais fácil acreditar que é viral/guerrilha/whatthefuck do que um produto.

Via Update or Die

19.5.08

QUE DIABOS É MINDSFEED?

Minds (mentes) + feed (alimento) = alimento para mentes.


A vida pós-moderna nos transformou em robozinhos. Passamos nossos dias alimentando o hd com terabytes de informação. Mas o objetivo aqui não é adicionar mais informações randômicas, e sim aquilo que seja interessante, instigante e envolvente. Ou seja, o que alimenta a mente.

Esse é o propósito: alimentar a mente com tendências, propaganda, arte, cinema, música, cool hunting, fotografia, arquitetura, design e por que não "some nuts". Tudo aquilo que é deliciosamente calórico e ainda mantém a mente bem nutrida.

Enjoy.