24.11.08

INTERNET POPULAR BRASILEIRA


Já ouvi diversas vezes aquela velha discussão sobre a importância da Internet para a população brasileira. São diversos números, planilhas e percentagens que levam às pessoas a repetir sempre o mesmo discurso de que Internet é algo ínfimo no Brasil.




Mas para mostrar que esse cenário é bem diferente, [graças a Deus] a Regina Casé resolveu mostrar a IPB, Internet Popular Brasileira, no seu quadro no Fantástico, o Central da Periferia. O programa mostra como as classes mais baixas da população estão se relacionando com a tecnologia, retratando uma inclusão digital que aconteceu na marra, movida pelo crescimento das lan houses.

Hoje o país conta com mais de 90 mil lan houses. Para estabelecer um padrão de comparação, o McDonald's possui 1160 lojas no Brasil. Mas por mais consistentes que sejam os argumentos, parece que as pessoas não se convencem da força da Internet para os brasileiros.



O programa mostra que essa expressão continua sendo motivada pela socialização MSN-Orkut, mas que muitas pessoas enxergam a Rede como uma grande fonte de informações, oportunidades de negócios e um meio de inclusão cultural. E o mais interessante é que a iniciativa acaba educando a população, uma vez que o Fantástico possui uma audiência significativa em todas as classes.


Acredito que vale muito assistir para mudar um pouco a visão sobre a inclusão digital no país. Mudou a minha.

1º episódio - 16/11:



2º episódio - 23/11:


[Via ViuIsso?]

12.11.08

DISNEY E UMA INSPIRAÇÃO...

Um amigo meu me passou essa semana um vídeo para divulgar a indicação do Disney Channel ao Prêmio Caboré 2008. Para quem não sabe, o Caboré é um desses prêmios importantes dos publicitários.

Mas o interessante desse vídeo é que ao invés de ser mais um daqueles discursos "nós fizemos...nós somos demais", o vídeo lança uma mensagem simples e inspiradora.
O filme traz um texto muito bacana do próprio Walt Disney que não é mensagem nova e revolucionária, mas que te faz pensar, lembrar da infância e, melhor ainda, te faz sorrir. Parabéns para o pessoal da Giovanni+Draftfcb e do Disney Channel.



6.11.08

OBAMA: UM GRANDE IDEAL



Há algum tempo atrás eu falei de quão impressionante foi toda a campanha do Obama e que ele conseguiu construir aquilo que apenas os estadistas mais sofisticados foram capazes de desenvolver: uma marca poderosa e envolvente para as massas.

Mas depois do histórico 4 de Novembro, do maior número de eleitores da história dos EUA, de uma diferença de 10% entre os candidatos em um país ideologicamente dividido - vide as duas últimas "eleições" -, acho que é importante dizer que ele construiu mais que uma marca e representa muito mais que a vitória da internet como plataforma de comunicação ou a reinvenção do marketing.

Meu objetivo aqui não é descrever todas ações incríveis, como fez muito bem o Brain#9 e o Advertido, mas sim pensar um pouco além. Obama levantou aquilo que a sociedade hiper-moderna diluiu há muito tempo: um ideal. O Felipe Santini discorreu sobre isso com maestria.

O mundo inteiro foi envolvido pelo mantra "Yes We Can", fazendo renascer a luta pela Mudança. E a humanidade não via isso há muito tempo. O Humanitarismo, a Causa Verde e outras questões de extrema importância não mobilizaram as pessoas como Obama. E talvez a razão disso seja a ausência de um líder tão poderoso como ele.

Vale assistir seu discurso de vitória para ver o marco que Barack Obama representa em nossa sociedade: